PPGG | |

Turma 01 - 2007

NOME DO MESTRANDO : ÂNGELA MARIA DOS SANTOS

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “PARQUE NACIONAL DA AMAZÔNIA – ITAITUBA: SOCIEDADE/NATUREZA, MISANTROPIA E CONFLITO”

NOME DO ORIENTADOR :  REINALDO CORRÊA COSTA

BANCA EXAMINADORA :  Reinaldo Corrêa Costa [PPG-GEOG/INPA]

                                                Ricardo José Batista Nogueira [PPG-GEOG/UFAM]

                                                Nelcioney José de Souza Araújo [DEGEO/UFAM]

DATA DA DEFESA : 07 de dezembro de 2009

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Domínios da Natureza na Amazônia

RESUMO

O presente trabalho aborda a relação sociedade - natureza com base no estudo da realidade dos moradores do interior e entorno, como também dos expropriados do Parque Nacional da Amazônia em Itaituba – PA. A análise centra-se no estudo das formas de uso e propriedade da terra, a partir da formação territorial dos moradores. Para o desenvolvimento de tal abordagem, tomou-se como referência geográfica o ideário preservacionista das áreas protegidas, principalmente da questão dos parques nacionais, bem como a compreensão das territorialidades e conflitos oriundos da criação do referido parque. Buscou-se, ainda, perceber as implicações impostas pela questão agrária e ambiental, tendo em vista a análise da realidade do Parque Nacional da Amazônia nas relações sociais existentes em seus circuitos e escalas de relações para identificar e caracterizar os impactos e reflexos de sua implantação.

Palavras-chave : Sociedade. Natureza. Parque. Misantropia. Conflitos


NOME DO MESTRANDO : CHARLENE MARIA MUNIZ DA SILVA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “MOCAMBO, CABURI E VILA AMAZÔNIA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS: MÚLTIPLAS DIMENSÕES DO RURAL E DO URBANO NA AMAZÔNIA”

NOME DO ORIENTADOR :  José Aldemir de Oliveira

BANCA EXAMINADORA : José Aldemir de Oliveira [PPG-GEOG/UFAM]

                                               Manuel de Jesus Masulo da Cruz [PPG-GEOG/UFAM]

                                               Paulo Rogério de Freitas Silva [UFRR]

DATA DA DEFESA : 05 de novembro de 2009

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Espaço, Território e Cultura na Amazônia

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo principal fazer a análise socioambiental de Mocambo, Caburi e Vila Amazônia, vilas localizadas no município de Parintins, compreendendo a produção do espaço a partir da influência de aspectos e características urbanas da cidade de Parintins. Para tal fizemos a identificação dos aspectos sociais, econômicos e culturais das vilas (produção, renda, infraestrutura, religiosidade, lazer), assim como de suas dimensões socioambientais (saneamento, destino dos resíduos, condições das moradias, saúde). As questões que a pesquisa visou responder são: quais os aspectos que compõem a formação socioeconômica e ambiental das vilas da zona rural do município de Parintins? O que significa um espaço na Amazônia que apresenta forma e estrutura de cidade, mas não possui essa denominação? E até que ponto estas vilas apresentam a (re) produção das contradições existentes na cidade?. Este trabalho está pautado nos estudos dos lugares, mas especificamente em Mocambo, Caburi e Vila Amazônia, no município de Parintins. O método utilizado para a coleta de dados, foi a aplicação de formulários socioeconômicos, sobre saúde e questões ambientais, a observação participante e entrevistas com os moradores das vilas. Essa pesquisa visa contribuir tanto no conhecimento das especificidades, no tocante a estrutura social e ambiental inerentes as vilas do município de Parintins, pois as mesmas têm a forma do urbano, porém não são cidades, embora possuam alguns serviços característicos das cidades, as atividades predominantes são ligadas ao campo e, também, na reflexão sobre o papel dos aglomerados urbanos nos dias atuais, no que concerne ao processo de urbanização que as mesmas estendem as áreas rurais, estendendo assim as suas contradições no tocante a (re) produção do espaço.

Palavras chave : Vilas na Amazônia; Relação rural e urbano; Parintins.


NOME DO MESTRANDO : CRISANTO DAMIÃO DA SILVA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “PESCA: CLASSES SOCIAIS, TERRITORIALIDADES E TRABALHO EM MANACAPURU - AM”

NOME DO ORIENTADOR :  REINALDO CORRÊA COSTA

BANCA EXAMINADORA : Reinaldo Corrêa Costa [PPG-GEOG/INPA] 

                                               Ricardo José Batista Nogueira [PPG-GEOG/UFAM]

                                               Nelcioney José de Souza Araújo [DEGEO/UFAM]

DATA DA DEFESA : 09 de dezembro de 2009

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Domínios da Natureza na Amazônia

RESUMO

A natureza não é apenas herança e base material, é territorializada como meio de produção que em si mesma não tem sentido quanto valor de troca, somente como valor de uso. Para sua concretude, enquanto valor de troca desigual entre os trabalhadores da pesca, há um mecanismo adequado, o cota-parte, elemento de diferenciação social e miniaturização das desigualdades sociais, onde cada elemento da cota-parte recebe seu provento. Uma pirâmide social é exemplo dos processos sociais que dirigem a economia do comportamento espacial dos pescadores ligados ao capital. Há os pescadores haliêuticos, aqueles em que o espaço e o território da pesca são exemplos de reprodução social, do cotidiano, portanto, a pesca gera uma diferenciação, não pelo montante do capital e sim pela forma social de sua existência no espaço, diferenciando pessoas, classes, grupos, com impactos que transbordam a atividade social e econômica, pois o produto final de diferentes realidades e contextos sociais da pesca se juntam no mercado, unidade territorializada pela troca de mercadorias no espaço capital, onde o consumidor final não conhece o processo social que põe o peixe no mercado, que aparece apenas como mercadoria, seu processo social é homogeneizado pelo nome mercadoria, há uma invisibilização dos processos sociais, por isso a sociedade não consome apenas peixe, consome e retroalimenta relações sociais de desigualdade no espaço. A mercadoria assume forma dominante, subsumindo relações sociais específicas

Palavras-chave : Pesca, classes sociais, território, trabalho.


NOME DO MESTRANDO : DANIEL ARAÚJO DA SILVA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “A INFLUÊNCIA DAS ÁREAS VERDES NO CLIMA DA CIDADE DE MANAUS”

NOME DO ORIENTADOR :  Francisco Evandro Oliveira Aguiar

BANCA EXAMINADORA : Francisco Evandro Oliveira Aguiar [PPG-GEOG/UFAM]

                                               Jaci Maria Bilhalva Saraiva [PPG-GEOG/UFAM]

                                                Magda Adelaide Lombardo [UNESP/USP]

DATA DA DEFESA : 19 de novembro de 2009

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Domínios da Natureza na Amazônia

RESUMO

A pesquisa envolveu o estudo do clima da cidade de Manaus relacionado com algumas áreas verdes existentes na área urbana. O clima urbano é modificado artificialmente em virtude da transformação imposta no espaço urbano pela ação humana no modo de vida em coletividade. O crescimento das cidades e o processo intenso de urbanização nas últimas décadas proporcionaram fortes modificações no espaço urbano, e conseqüentemente variações climáticas espaciais significativas. As variações climáticas urbanas são resultantes principalmente, da diferenciação do uso do solo e diminuição das áreas verdes e arborização no entorno urbano. O desenvolvimento da pesquisa constitui-se da análise comparativa espacial dos atributos climáticos temperatura, umidade relativa e precipitação da cidade de Manaus, entre locais de áreas verdes, e locais com relativa ausência de vegetação. Consistiu de duas coletas de valores de treze pontos da malha urbana, em dois períodos sazonais diferentes. Sendo o primeiro em agosto de 2008, e o segundo em março de 2009. Como resultados comprovou-se variações térmicas espaciais na área urbana em até 8,0ºC no primeiro experimento, e 6,0ºC no segundo. No atributo umidade relativa, a variabilidade alcançou 41% no primeiro experimento, e 23% no segundo, entre os postos com diferentes usos do solo. Com relação à precipitação, que só ocorreu no segundo experimento, a variação na distribuição espacial máxima, alcançou 106 (mm) entre os postos (10 e 12) de coleta de dados. Segundo os índices de variação mencionados, comprovou-se a influência positiva e, ou negativa das áreas verdes e diferentes usos do solo urbano, principalmente nas variáveis temperatura e umidade relativa do ar. Essa influência, caracterizou as ocorrências climáticas espaciais da cidade de Manaus nos dias da pesquisa. Do mesmo modo acredita-se que essa influência ocorra diariamente.

Palavras-chave : Precipitação, clima, Manaus, área verde.


 

NOME DO MESTRANDO : FRANCIMARA TORRES DE FREITAS

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “ANÁLISE MULTITEMPORAL DA MODALIDADE EROSIVA DO TIPO “TERRA CAÍDA” NA REGIÃO DO MÉDIO SOLIMÕES – COARI/AM”

NOME DO ORIENTADOR :  ADOREA REBELLO DA CUNHA ALBUQUERQUE

BANCA EXAMINADORA :

DATA DA DEFESA : 26 de novembro de 2012

LINHA DE PESQUISA : Domínios da Natureza na Amazônia

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

RESUMO

O presente trabalho visa identificar as mudanças nas margens relacionadas ao processo erosivo do tipo terras Caídas no curso médio do rio Solimões, trecho correspondente à cidade de Coari e ao Terminal Aquaviário (TA-Coari/ TRANSPETRO/ PETROBRAS). A partir da análise temporal no período de 1987 a 2008, utilizando imagens de Satélites, identificou-se visualmente a Área 1 (margem esquerda - ME), e baseado nos dados contabilizados verificou-se que essa apresentou maiores mudanças na configuração e morfologia das margens representando 72 % do total contabilizado; e para as mudanças mínimas um total de 4 % indicados na área da margem direita (3 MD). Considerando as análises físico-química e mineralógica, realizadas a partir de dez amostras de solo coletadas em seis perfis, a área identificada como perfil 4ME foi a única que apresentou textura franco-arenosa, as demais apresentaram textura franco-siltosa. As condições evidenciam a instabilidade do material sedimentar da várzea, determinada por valores elevados da fração silte expressos entre 347,5 g/kg e 739 g/kg. No que concerne aos valores de pH, esses variaram de 4.8 a 7.3, resultantes da planície de inundação. Nas análises de difração das argilas foram encontradas nas amostras coletadas a montemorilonita (Mt) mineral (2:1) típica de solos de várzea, a ilita (I), a caulinita (K), e a muscovita (M) e outros minerais restritos aos sedimentos derivados das formações geológicas daquela região. O que se pode concluir é que, pela fragilidade do tipo do material das margens, acaba-se produzindo uma saliência que se projeta sobre os sedimentos coesos e friáveis. Salientando que a erosão das margens raramente resulta de um único processo, mas de uma correlação de fatores controladores que, dependendo do grau de ocorrência, poderá gerar consequências de grande ou pequena magnitude ao meio ambiente como também às comunidades ribeirinhas.

PALAVRAS CHAVES : Terra caída, Geomorfologia fluvial, Solimões, Erosão, Coari


NOME DO MESTRANDO : FRANCISCO JOSÉ CORINGA COSTA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “A GEOGRAFICIDADE DOS JOVENS E O SENTIDO DE LUGAR NA SUA EXPERIÊNCIA COTIDIANA”

NOME DO ORIENTADOR :  AMÉLIA REGINA BATISTA NOGUEIRA

BANCA EXAMINADORA : Amélia Regina Batista Nogueira [PPG-GEOG/UFAM]

                                              Manuel de Jesus Masulo da Cruz [PPG-GEOG/UFAM]

                                              Antonia Silva de Lima [FACED/UFAM]

DATA DA DEFESA : 24 de novembro de 2009

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Espaço, Território e Cultura na Amazônia

RESUMO

O contínuo processo de exclusão de jovens de periferia e a necessária valorização da percepção do seu espaço motivaram-nos a estudar, nesta pesquisa, o tema da geograficidade dos jovens e o sentido que o lugar tem para eles em sua experiência cotidiana. Assim, buscamos compreender qual a geograficidade desses jovens, seu espaço vivido e como eles constroem sua identidade, partindo da problemática de que a valorização da geograficidade contribui para sua identificação com o lugar e inserção no mundo. Essa geograficidade se reflete nas várias maneiras como os jovens sentem e conhecem seus ambientes como o lugar, a rua, a escola, a igreja, locais de lazer e outros referenciais que lhes são importantes. Como metodologia de pesquisa foi adotada a abordagem cultural na geografia numa perspectiva fenomenológica, tomando como ponto de partida para a apreensão do problema, entrevistas com roteiro aberto e elaboração de Mapas Mentais dos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos e ex-alunos de Ensino Fundamental da Escola Municipal Themístocles Pinheiro Gadelha, localizada no bairro Jorge Teixeira na Zona Leste de Manaus (AM) e os resultados mostraram que o resgate do espaço vivido desses jovens, revelou sua ligação afetiva e identidade com o lugar. Assim, consideramos a consciência de ser no mundo, fundamental para ações que possam configurar a participação desses jovens no bairro, uma vez que a cidadania se realiza no lugar de vida. Diante desses resultados, apontamos, neste trabalho, para a relevância do ensino da geografia, a partir da experiência e da significância que tem os lugares.

Palavras-chave : geograficidade, percepção, lugar, identidade, cidadania


NOME DO MESTRANDO : JEAN MOREIRA ALCÂNTARA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “Territórios Invisíveis: Territorialidades dos Garotos de Programa na Área Central de Manaus”

NOME DO ORIENTADOR :  Amélia Regina Batista Nogueira

BANCA EXAMINADORA : Amélia Regina Batista Nogueira [DEGEO/UFAM]

                                              Sérgio Ivan Gil Braga [DA/UFAM] 

                                              Ricardo José Batista Nogueira [DEGEO/UFAM]

DATA DA DEFESA : 11 de dezembro de 2009

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO : Setembro/2007 a Dezembro/2009 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

A área central de Manaus é constituída por diversas territorialidades como as dos michês, prostitutas, travestis, policiais e tráfico de drogas, ou seja, uma área bastante dinâmica. A pesquisa sobre os territórios dos garotos de programa na área central de Manaus buscou entender a relação que esses profissionais do sexo possuem com os seus territórios, seja em espaços públicos ou privados. Os ambientes de prostituição permitem compreender a realidade dos michês e a organização dos microterritórios em áreas urbanas, contribuindo com novos debates a respeito do território e da territorialidade. As abordagens nos territórios de prostituição foram realizadas diretamente com os garotos programa através de entrevistas fechadas e abertas, o que permitiu compreender parte da realidade vivenciada por eles. Com base nas indicações dos michês foi construída uma representação cartográfica que procurou mostrar os diversos territórios de prostituição no centro de Manaus. Os territórios de prostituição dos garotos de programa são bem flexíveis em comparação aos das prostitutas e travestis, pois definem seus territórios de forma simbólica, expressada por seus gestos, falas e comportamentos. Além de disso, apesar de os michês de rua circular por vários pontos de prostituição, determinados ambientes acabam limitando sua entrada, pois os michês de rua não frequentam os territórios de prostituição fechada, como as saunas, assim como os garotos da sauna também não frequentam os territórios de rua. No entanto, há ambientes de prostituição em que tanto os grupos dos michês de rua quanto os da sauna podem frequentar como as boates GLS, existentes na área central de Manaus. Portanto, o centro da cidade se constitui em diversos microterritórios, que apresentam várias territorialidades, que se relacionam com os territórios dos garotos de programa de forma conflituosa e harmoniosa.

Palavras–Chave : Prostituição, território, territorialidade, michês, garotos de programa.


NOME DO MESTRANDO : JOÃO ZACARIAS MAR DE OLIVEIRA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “A Produção do Espaço Urbano e a Degradação Ambiental em Manaus:O Igarapé do Quarenta”

NOME DO ORIENTADOR :  Amélia Regina Batista

BANCA EXAMINADORA : Amélia Regina Batista Nogueira [DEGEO/UFAM]

                                              Adorea Rebello da Cunha Albuquerque [DEGEO/UFAM] 

                                              Simone Eneida Baçal de Oliveira [DSS/UFAM]

DATA DA DEFESA : 2 de dezembro de 2012

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO : Setembro/2007 a Dezembro/2009 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi refletir sobre degradação ambiental em Manaus, em especial no Igarapé do Quarenta. Desta forma, mostrar que a cidade vem sofrendo profundas mudanças no seu espaço urbano. E, por se tratar de um espaço com malha dentrítica bem marcante, onde estão adensados inúmeros igarapés, os quais vêm sofrendo ao longo da história urbana, aterros, canalização, diminuição de seus leitos, assoreamento, pavimentação e muitas outras modificações em suas margens e calhas procurou-se ver como esses igarapés se encontram hoje. E, aqui, o igarapé do Quarenta, enquanto estudo de caso é o ponto norteador desta pesquisa, na qual se constatou através de entrevistas de campo, o adensamento populacional de maneira ”desordenada” nas margens e no leito do referido igarapé, constando significativa degradação ambiental, a partir do acúmulo de lixo jogado tanto nas margens como no seu leito. Também se verificou ausência de políticas públicas, contaminação da água por diversos efluentes químicos industrial, falta de canalização de esgoto domestico, má iluminação pública a qual gera medo a população local. A falta de policiamento na área delimitada desse trabalho favorece o surgimento de um grande número de casos de assaltos, tiroteios, agressão. Contudo, o atual Governo do Estado, através de uma política de parecia com o Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID) criou o Programa de Saneamento Ambiental do Igarapés de Manaus (PROSAMIN), com o objetivo de retirar famílias que se encontram em situação de risco, efetuando indenização das casas palafitas, ou deslocando-as para apartamentos pré-moldado. Porém, ainda falta muito para resolver o problema de moradia no Igarapé do Quarenta, Haja vista esse projeto estar iniciando da foz para a nascente. Existente ainda, muitas famílias em precárias condições de habitação, e o igarapé ainda exala mau cheiro. Em suma, o estudo aqui realizado, traz a tona, através de levantamento de dados, o que realmente levou o espaço urbano do Igarapé do Quarenta se tornar um lugar com grandes problemas ambientais, sociais e econômicos na cidade de Manaus.

Palavras-chaves : Espaço-urbano, lugar, degradação, habitação


NOME DO MESTRANDO : JOYLGON DO NASCIMENTO PINTO

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “A Refinaria de Manaus e o Rio Negro (AM): Impactos Socioambientais e Medidas Mitigadoras no Contexto Da Vila Da Felicidade”

NOME DO ORIENTADOR :  Elizabeth da Conceição Santos

BANCA EXAMINADORA : Dra. Elizabeth da Conceição Santos [PPG-GEOG/UEA/UFAM]

                                              Francisco Evandro Oliveira Aguiar [DEGEO/UFAM] 

                                              João Bosco Ladislau de Andrade [FT/UFAM]

DATA DA DEFESA : 26 de novembro de 2009

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO : Setembro/2007 a Dezembro/2009 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

A presente pesquisa trabalhou a percepção dos impactos socioambientais do refino de petróleo e suas conseqüências numa área pertencente ao Bairro Mauazinho – Zona Leste de Manaus, a partir de um estudo do caso na Vila da Felicidade. Este espaço foi escolhido em razão da proximidade com a Refinaria de Manaus Isaac Sabbá, especificamente no seu entorno, e ao fato da referida ocorrência localizar-se nas proximidades do logradouro supracitado. Quanto ao objetivo geral da pesquisa esta questionou a relação entre os impactos socioambientais e as atividades de indústria do refino do petróleo, neste caso específico a Unidade de Negócios Refinaria de Manaus Isaac Sabbá – UN-REMAN e as comunidades do entorno, no contexto da Vila da Felicidade. No que se refere aos objetivos específicos; a partir de pesquisa bibliográfica questionou quais os instrumentos do Sistema de Gestão Ambiental que permitem minimizar os impactos socioambientais nas referidas ocorrências; quais os impactos socioambientais percebidos pelos moradores entrevistados na Vila da Felicidade; e, finalmente, propor Educação Ambiental como um dos instrumentos para a execução de medidas mitigadoras no que concerne aos impactos socioambientais provocados pelas atividades da refinaria. Foram realizadas 50 entrevistas com os moradores dessa Vila seguindo um roteiro pré-elaborado, nos quais foram abordados itens referentes as percepções geográficas e ambientais da localidade em que vivem. Os dados e informações obtidos foram analisados e apresentados no decorrer da pesquisa, para uma melhor compreensão do problema. Também foram feitos estudos do local, enfatizando a importância da Geografia no contexto da referida pesquisa, apresentando características da área tanto no âmbito da Geografia Física quanto Humana. Os entrevistados da Vila da Felicidade foram escolhidos aleatoriamente e, posteriormente, identificados pela numeração de 01 a 50. De acordo com as entrevistas realizadas, a maioria dos mesmos são provenientes do interior do Estado do Amazonas, seguidos por procedentes dos estados do Ceará, Maranhão e Pará. Os resultados mostram que a maioria dos entrevistados possuem conhecimentos sobre os impactos socioambientais que ocorreram e ocorrem na localidade e há também a ausência de projetos sociais para a população da Vila da Felicidade, pois afirmam em sua maioria conhecê-los na teoria, mas que não vêem na prática, sendo uma das reivindicações mais constatadas nos resultados da pesquisa a falta de segurança que domina a comunidade. Os resultados da pesquisa na Vila da Felicidade também apontam para a necessidade de se criar mecanismos que viabilizem a permanente inserção da Geografia e da Educação Ambiental no cotidiano da comunidade, como por exemplo, na reativação da voz comunitária, a qual tenha a inserção de programação de cunho educativo, estimulando a prática da cidadania e o direito primordial para a melhoria da qualidade de vida dessa população.

Palavras-chave : Refinarias – Vila da Felicidade – Petróleo – Impactos Socioambientais – Geografia – Educação Ambiental.


NOME DO MESTRANDO : MARILENE ALVES DA SILVA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “Sobreposição Territorial entre Unidades de Conservação Estaduais e Terras Indígenas no Médio Solimões”

NOME DO ORIENTADOR :  Ricardo José Batista Nogueira

BANCA EXAMINADORA : Ricardo José Batista Nogueira [DEGEO/UFAM]

                                               Amélia Regina Batista Nogueira [DEGEO/UFAM]

                                               Nelcioney José de Souza Araújo DEGEO/UFAM

DATA DA DEFESA : 27 de novembro de 2012

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Espaço, Território e Cultura na Amazônia

RESUMO

A presente dissertação intitulada “Sobreposição territorial entre Unidades de Conservação Estaduais e Terras Indígenas no Médio Solimões” vem a ser uma contribuição nas discussões sobre as sobreposições territoriais entre Unidades de Conservação e Terras Indígenas na Amazônia Brasileira. Partimos das diversas abordagens geográficas sobre território, com objetivo de chegar a uma interpretação da realidade em questão. Em paralelo, tentamos percorrer os caminhos da construção da idéia de natureza que acaba emergindo a criação das Unidades de conservação em prol da conservação da natureza. Procuramos demonstrar que a criação destes territórios é baseada apenas por características biofísicas da área sem atentar para complexidade socioambiental inserida nestes territórios, fragmentada nos discursos ambientalistas que moldam o lugar. Em vista disso, observam-se um aumento dos conflitos sociais nas Unidades de Mamirauá e Amanã, importantes de ser analisados. Ilustramos essa questão apresentando a problemática da sobreposição de territórios entre as Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã e Terras Indígenas no Médio Solimões, com intuito de refletir sobre a estrutura do pensamento fragmentado acerca da relação sociedade-natureza. Assim, procuramos demonstrar por meio da Geografia a importância de entender a complexidade territorial presente em cada lugar.

Palavras-chave : Território, Unidades de Conservação, Terra Indígenas, Sobreposição de Território.


NOME DO MESTRANDO : REGILSON FERREIRA DA COSTA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “As Mudanças Sócio-Culturais no Paraná do Curari/Am”

NOME DO ORIENTADOR : Amélia Regina Batista Nogueira

BANCA EXAMINADORA : Amélia Regina Batista Nogueira [DEGEO/UFAM]
                                              Manuel de Jesus Masulo da Cruz [DEGEO/UFAM]
                                              Therezinha de Jesus Pinto Fraxe [FCA/UFAM]

DATA DA DEFESA : 14 de dezembro de 2009

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO : Setembro/2007 a Dezembro/2009 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

A pesquisa teve como meta elaboração de um trabalho referendado num dos sub-campos da Geografia, ou seja, na Geografia Cultura/Humanista, a qual busca compreender as relações das pessoas com o meio natural, compreendendo o seu comportamento geográfico bem como os sentimentos e ideias a respeito do seu espaço e do seu lugar. Esta inter-relação que o homem mantém com a terra que é denominada de “geograficidade”. E buscou-se compreender este conceito a partir de conexões feitas intimamente com a fenomenologia, a qual contribuiu como aporte teórico. O objetivo principal deste trabalho foi o de identificar as modificações sócio-culturais no Paraná do Curari, especificamente nas comunidades do Divino Espírito Santo, São José, São Sebastião e São Francisco, buscando perceber como estas modificações interferiram no espaço vivido pelos habitantes desses lugares. O trabalho está organizado em três capítulos além das considerações finais. A área de pesquisa se localiza na zona rural do Município do Careiro da Várzea/Am. Para atingir os objetivos traçados utilizamos procedimentos metodológicos como: a definição dos conceitos referentes à abordagem fenomenológica; o desenvolvimento de pesquisa qualitativa com entrevistas abertas. Porém, a partir de um roteiro pré-estabelecido; registro de imagens, e das falas dos moradores na íntegra, sem qualquer tratamento por parte do pesquisador e para finalizar o uso de princípios da etnografia como apoio para as descrições dos fenômenos.

Palavras-Chaves : Geografia humanista, fenomenologia, lugar, Espaço vivido, geograficidade.


NOME DO MESTRANDO : ROSILENE SILVA DA CONCEIÇÃO

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “A Percepção da Degradação Ambiental em Iranduba-Am: uma Análise Integrada”

NOME DO ORIENTADOR : Elizabeth da Conceição Santos

BANCA EXAMINADORA : Elizabeth da Conceição Santos [PPG-GEOG/UFAM/UEA]

                                               Magda Adelaide Lombardo [UNESP/USP]

                                               Amélia Regina Batista Nogueira [DEGEO/UFAM]

DATA DA DEFESA : 20 de dezembro de 2009

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO : Setembro/2007 a Dezembro/2009 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

A grande crise ambiental planetária que se vivencia exige que a sociedade assuma novos valores, atitudes, comportamentos e ao mesmo tempo, busque tecnologias inovadoras, menos degradantes do ponto de vista ambiental. Para o enfrentamento dessa crise necessário se faz, entre outros, que a educação seja pensada numa dimensão complexa e, neste sentido, o Ensino de Geografia efetivado qualitativamente oferece subsídios que ajudam a ampliar a capacidade perceptiva dos estudantes com relação às complexas relações Sociedade e Natureza, favorecendo o entendimento da Complexidade Ambiental. Tudo isto contribui, sobremaneira, para o fortalecimento da prática da Educação Ambiental que deverá efetivar-se de maneira crítica e atuante, via interdisciplinaridade, na busca da transdisciplinaridade, considerando o Paradigma da Complexidade. Com base neste referencial teórico, desenvolveu-se esta pesquisa objetivando identificar a percepção ambiental, no âmbito geográfico, da sociedade irandubense, definindo-se um público constituído de segmentos sociais, incluindo professores e estudantes do sistema de ensino de Iranduba-AM, no contexto amazônico. Justifica-se esse contexto considerando, entre outros, os impactos ambientais provocados por atividades oleiras que abastecem Manaus e das quais a comunidade local se mantém. Essa percepção não acompanha a criticidade da sociedade local, uma vez que a sobrevivência vinda de atividades impactantes se sobrepõe à preocupação com a questão ambiental, considerada do ponto de vista da complexidade que a reveste. Considerando o ensino de Geografia, associado à necessidade de educar para os desafios do mundo contemporâneo, a pesquisa com base numa avaliação diagnóstica, propõe que a percepção ambiental seja estimulada a partir da escola, num tripé que considera: o Paradigma da Complexidade, a Geografia e a Educação Ambiental, de modo a efetivar a busca da construção de modelos de desenvolvimento sustentável para o município de Iranduba, no Estado do Amazonas e, consequentemente, para a Amazônia.

PALAVRAS-CHAVE : Geografia; Percepção Ambiental, Educação Ambiental; Complexidade; Desenvolvimento Sustentável; Amazônia.


NOME DO MESTRANDO : TELMA SANTOS DO NASCIMENTO

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “Caracterização Atmosférica No Período 1991-2007 em cidades que compõem a Calha do Rio-Solimões- Amazonas”

NOME DO ORIENTADOR : Jaci Maria Bilhalva Saraiva

BANCA EXAMINADORA : Jaci Maria Bilhalva Saraiva [PPG-GEOG/SIPAM]

                                              Magda Adelaide Lombardo [UNES/USP]

                                              Francisco Evandro Oliveira Aguiar [DEGEO/UFAM]

DATA DA DEFESA : 20 de novembro de 2009

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Domínios da Natureza na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO : Setembro/2007 a Dezembro/2009 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

Os estudos de cidades médias e pequenas no estado do Amazonas revela perfis importantes de estruturação econômica e social para a Amazônia Ocidental. As funções exercidas por essas cidades mostram um interessante papel se associada ás condições atmosféricas. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a circulação atmosférica dos principais fenômenos do tempo em cidades na calha do rio Solimões-Amazonas, no período de 1991 a 2007, analisados por meio de duas variáveis: precipitação pluvial e vento. As cidades selecionadas foram Benjamin Constant, Fonte Boa, Tefé, Coari, Codajás, Manaus, Itacoatiara e Parintins. Na tentativa de compreender se havia variações nas variáveis meteorológicas por conta do quantitativo populacional afetando as condições do tempo de cada cidade fez-se uma revisão bibliográfica dos principais sistemas precipitantes que atuam na região desde a circulação de grande escala, mesoescala e sinótica. A metodologia baseou-se em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (para precipitação) e de dados de Reanálise (para o vento). Pela carência de dados e pela própria ausência na série pesquisada foi necessário aplicar técnica de preenchimentos de falhas com base em cálculos estatísticos de regressão linear dos quais foram avaliados os dados do CPC e estes substituíram os dados faltantes. Os principais resultados permitiram construir a normal climatológica provisória (1991-2000) e comparar os valores com cada cidade em estudo. Os resultados dos ventos, demonstraram a presença e o deslocamento da Alta da Bolívia (AB) em altos níveis, durante os meses de setembro, outubro e novembro (período próximo a estação chuvosa) mostrando sua influência nas chuvas na região. Considerando os valores de precipitação e do vento para caracterização das condições atmosférica na calha do rio, para futuras análises é preciso verificar outros elementos climáticos: temperatura, umidade relativa, pressão atmosférica,etc.

PALAVRAS-CHAVE : Amazônia Ocidental, Clima, Cidades, Precipitação Pluvial, Vento


NOME DO MESTRANDO : TONGATÉ ARNAUD MASCARENHAS JUNIOR

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO : “Fenômenos Meteorológicos Extremos em Manaus – Am: Sazonalidade e Impactos no Ambiente Urbano”

NOME DO ORIENTADOR : Francisco Evandro Oliveira Aguiar

BANCA EXAMINADORA : Francisco Evandro Oliveira Aguiar [DEGEO/UFAM]

                                              Jaci Maria Bilhalva Saraiva [PPG-GEOG/SIPAM]

                                              Magda Adelaide Lombardo [USP/UNESP]

DATA DA DEFESA : 18 de novembro de 2009

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO : Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA : Domínio da Natureza na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO : Setembro/2007 a Dezembro/2009 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

O estudo do clima urbano cada vez mais se torna necessário nas grandes cidades para fins de planejamento, e, em especial, o estudo dos eventos meteorológicos extremos, que via de regra trazem muitos prejuízos, dependendo de sua intensidade e duração. O tipo de evento meteorológico extremo que mais atinge as cidades brasileiras são os grandes episódios de precipitação e desta forma, a necessidade de prevenção contra estes, se faz cada vez mais prioritária. O objetivo desta pesquisa foi identificar os grandes episódios de precipitação e temperatura na cidade de Manaus, localizada na parte central da Amazônia, em especial nos últimos quarenta e sete anos (1961 a 2007), registrados nas planilhas diárias da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, os impactos das grandes chuvas no cotidiano da população e as reorganizações do espaço, em maior ou menor grau, pelas quais a cidade passou no decorrer do período proposto. Procurou-se relacionar os dados de precipitação e temperatura aos Fenômenos El Niño e La Niña, e observou-se que estes eventos influenciaram os padrões desses parâmetros no decorrer da série estudada. Foram pesquisados na mídia da época os impactos causados. Observou-se que, para Manaus, a tendência é de redução de dias de chuva e aumento de eventos extremos de temperatura, além de aumento significativo no número de dias com temperaturas extremas, acima de 35ºC e redução de dias com temperaturas inferiores a 20ºC. Desse modo, foi possível definir o que pode ser considerado evento extremo de precipitação para Manaus, com base nas conseqüências geradas pelos mesmos. No início da série o valor extremo era 60 mm apresentando redução gradual e atualmente é 50 mm diários.

Palavras-Chave : Eventos Meteorológicos Extremos; Precipitação; Temperatura; Manaus.


 

 

PPGG | nº de telefone |