PPGG | |

Turma 02 - 2008

NOME DO MESTRANDO: ANTONIO CARLOS BATISTA DE SOUZA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Sítios Na Várzea do Baixo Rio Solimões: Rupturas e Adaptações na Costa do Pesqueiro – Município de Manacapuru-Am”

NOME DO ORIENTADOR: Prof. Dr. Manuel de Jesus Masulo da Cruz

BANCA EXAMINADORA: Dr. Manuel de Jesus Masulo da Cruz – DEGEO/UFAM

                                       Dr. Sílvio Simione da Silva - UFAC

                                       Dr. Nelcioney José de Souza Araújo – DEGEO/UFAM

DATA DA DEFESA: 22 de dezembro de 2010

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA: Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO: Setembro/2008 a Dezembro/2010 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

Pretende-se com esse estudo, compreender o processo de formação/transformação dos sítios no ambiente de várzea do complexo Solimões-Amazonas, considerando as principais práticas de manejo e sua repercussão na organização da produção dos pequenos agricultores que habitam a Costa do Pesqueiro, município de Manacapuru-AM. Nesses antigos sítios no passado predominavam grandes seringais e cacoais que dominavam a paisagem, mas que agora estão sendo enriquecidos por espécies frutíferas, como o cupuaçu, côco, banana, açaí, jambo, limão, caju, graviola e muitas outras espécies de valor econômico e nutritivo. Mesmo com a decadência do ciclo da borracha na Amazônia, e consequentemente da perda pelo interesse na exploração das seringueiras e cacaueiros, os antigos sítios (seringais) ainda são encontrados em várias propriedades da Costa do Pesqueiro, mesmo que consorciados com outras espécies arbóreo-frutíferas adaptadas às condições ambientais da região amazônica. Apesar das seringueiras e cacaueiros terem perdido a importância do ponto de vista comercial, permanecem, em virtude do laço afetivo que os moradores mantêm com esse ambiente, pois muitos deles, principalmente os mais idosos, foram os responsáveis pelo plantio. Contudo, os moradores mais novos e migrantes, sem esse laço afetivo, iniciaram o processo de derrubada. Os sítios do baixo rio Solimões vivem entre a ruptura e a adaptação. No passado, a borracha e o cacau, hoje, principalmente, o cupuaçu. Dessa forma, refletiremos sobre as transformações que vêm ocorrendo nesses sítios, desde a crise da borracha e a ascensão de outras espécies frutíferas.

Palavras-Chave: Sítios – produção familiar camponesa – várzea - Amazônia


NOME DO MESTRANDO: DANIELA ALVES CARVALHO

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Na Curva do Rio” onde o Pirarucu e a Cidade se Mesclam: Um Estudo sobre o Papel da Cidade de Fonte Boa na Rede Urbana da Calha do Rio Solimões/Am”

NOME DO ORIENTADOR Profa. Dra. Tatiana Schor

BANCA EXAMINADORA  Dra. Tatiana Schor – DEGEO/UFAM

                                       Dr. George Henrique Rebelo - INPA

                                       Dr. Nelcioney José de Souza Araújo – DEGEO/UFAM

DATA DA DEFESA: 04 de novembro de 2010

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA: Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO: Setembro/2008 a Dezembro/2010 – A aluna defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

Entender a dinâmica urbana na Amazônia ocidental é um desafio. Entendê-la por meio da análise dos impactos das diversas políticas ambientais é um desafio ainda maior. É nesse contexto que esta dissertação se insere. Busca-se compreender o papel de Fonte Boa na rede urbana da calha do rio Solimões no Amazonas, por meio da análise das políticas ambientais, da origem do núcleo urbano no Brasil colônia, do papel das missões católicas, dos Movimentos Eclesiais de Base (MEB) ao Manejo Sustentável do Pirarucu. Os impactos, as transformações e permanências na estrutura e na rede urbana decorrentes desses processos são analisadas e o Pirarucu torna-se elo essencial. É o Manejo Sustentável da espécie nativa que dinamiza a rede urbana. É o produto não-urbano que urbaniza a região.

Palavras chaves: Políticas Ambientais, MEB, Rede Urbana, Manejo Sustentável, Pirarucu, Fonte Boa/AM.


NOME DO MESTRANDO: DIANE MARIA DE OLIVEIRA SACRAMENTA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO “Lugares que Migram: As Imagens do Mundo Vivido pelos assentados do Canoas – Presidente Figueiredo(Am)”

NOME DO ORIENTADOR: Profa. Dra. Amélia Regina Batista Nogueira 

BANCA EXAMINADORA: Dra. Amélia Regina Batista Nogueira – DEGEO/UFAM

                                       Dr. Benhur Pinós da Costa – UFSM/RS

                                       Dr. Nelcioney José de Souza Araújo – DEGEO/UFAM

DATA DA DEFESA: 20 de dezembro de 2010

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA: Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO: Setembro/2008 a Dezembro/2010 – A aluna defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

O Canoas apresenta-se como Comunidade e Assentamento rural. Sua dinâmica pode se melhor compreendida considerando duas etapas, antes e após a chegada do Projeto de Assentamento (P.A.). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi descrever e compreender como os migrantes assentados representam suas vivências e os lugares de seus trajetos, bem como o Canoas, criando com ele uma relação de identidade. Participaram da pesquisa dez colaboradores adultos, não naturais da região norte, devido às experiências adquiridas na migração, e três dos antigos habitantes do lugar, demonstrando a percepção sobre a chegada desses novos sujeitos. Os mapas mentais e a história oral nos auxiliaram no acesso ao mundo vivido de cada indivíduo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva fenomenológica da Geografia. Portanto, esta pesquisa contribui na compreensão da (re) construção do lugar nas multidimensionalidades do vivido, bem como, da relação de identidade existente, ou não, pois é a partir da manifestação das relações estabelecidas que o mesmo acontece. 

Palavras-Chave: Percepção, Representação, Lugar, Migração, Identidade


NOME DO MESTRANDO: EUBIA ANDRÉA RODRIGUES

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Rede Urbana do Amazonas: Tefé como Cidade Média de Responsabilidade Territorial na Calha do Médio Solimões”

NOME DO ORIENTADOR: Profa. Dra. Tatiana Schor

BANCA EXAMINADORA Dra. Tatiana Schor – DEGEO/UFAM

                                       Dr. Paola Verri de Santana – DEGEO/UFAM

                                       Dr. Nelcioney José de Souza Araújo – DEGEO/UFAM

DATA DA DEFESA: 11 de março de 2011

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA: Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO: Setembro/2008 a Dezembro/2010 – A aluna defendeu fora do tempo previsto

RESUMO

As sociedades contemporâneas são caracterizadas por alguns autores como “sociedade em rede”, configurando um espaço interconectado e integrado, além de desigual, frente ao desenvolvimento técnico-científico, mas mesmo assim organizado em rede. Essa desigualdade implica em uma hierarquização, que por sua vez define o papel das cidades na rede. Na Amazônia Brasileira esta desigualdade consolida determinados aspectos da rede urbana, adequando-se, ou não, aos novos circuitos da economia. A rede urbana do rio Solimões no Amazonas apresenta desigualdades profundas, e é nela que surgem cidades com características específicas. Tefé, cidade escolhida para realizar este estudo, é uma delas. A cidade de Tefé vem (re) produzindo seu espaço em função das novas perspectivas da urbanização acompanhando o crescimento urbano do Brasil. Existem diversos estudos que visam caracterizar a rede urbana Brasileira. Os estudos do IBGE e de grupos de pesquisas tais como o ReCiMe e o NEPECAB, trazem algumas perspectivas analíticas que são debatidas no decorrer deste estudo. Dentre estas ressaltamos a do NEPECAB que caracteriza Tefé como “cidade média de responsabilidade territorial”. O termo responsabilidade territorial aplicado à cidade indica uma dinâmica particular na rede urbana. É através desta cidade que um determinado trecho da rede urbana é mantido coeso e a vida da na cidade é preservada. A ideia de que uma cidade tem responsabilidade (funcional, infra-estrutural, étnica, ética) sobre um determinado território ou região, (geográfico e político) mereceu um aprofundamento teórico e metodológico. Neste sentido, procurou-se tecer algumas considerações sobre região, destacando a centralidade de Tefé na rede urbana do rio Solimões, ou seja, na região oeste da calha do Médio Solimões-Amazonas, compreendendo a funcionalidade, em especial da rede comercial (produção e circulação de mercadorias), que a cidade exerce. Para tal e com objetivo esclarecer a função de Tefé na rede urbana do Médio Solimões-Amazonas, a investigação se desenvolveu por meio de levantamentos documentais históricos visando comparar a cidade do passado com a atual, realizou uma série de levantamentos em campo que tornasse possível entender a atual dinâmica desta cidade nesta rede. Com o estudo de caso de Tefé surgiram algumas reflexões que buscam aprofundar as discussões sobre cidade de responsabilidade territorial, rede urbana, além de região, centralidade e cidades médias no Amazonas, na Amazônia e no Brasil, contribuindo para o debate na geografia urbana e econômica e por fim da sociedade em rede.

Palavras-chave: Rede Urbana; Cidade Média de Responsabilidade Territorial; ReCiMe; NEPECAB;Tefé; Amazonas


 

NOME DO MESTRANDO: GEORGETE CABRAL DE ABREU

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO “Território da Pesca: O Uso do Espaço Aquático no Baixo Rio Solimões - Município de Manacapuru – Am”

NOME DO ORIENTADOR Prof. Dr. Manuel de Jesus Masulo da Cruz

BANCA EXAMINADORA Dr. Manuel de Jesus Masulo da Cruz – DEGEO/UFAM

                                   Dr. Silvio Simione da Silva - UFAC
                                   Dr. Ricardo José Batista Nogueira – DEGEO/UFAM

DATA DA DEFESA: 23 de abril de 2011

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA: Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO: Setembro/2008 a Dezembro/2010 – A aluna defendeu fora do tempo previsto

RESUMO

A Amazônia é abundante em recursos naturais. Seus ambientes de várzea e terra firme são propícios às atividades haliêuticas, cada vez mais procuradas pelos pescadores ribeirinhos. A pesca artesanal é uma atividade muito praticada pelos oradores da Amazônia e esta prática não é diferente na Costa do Laranjal, município de Manacapuru, Estado do Amazonas, área de estudo deste trabalho. A pesca realizada pelos atores sociais desta localidade faz-se em locais territorializados, embora estes espaços aquáticos sejam legalmente de acesso livre e de uso comum. A gestão desses territórios é realizada pelos atores sociais que habitam aquela área. Pretende-se com essa pesquisa analisar o uso do rio principal e a apropriação do espaço aquático, em função do capital extraída da água, bem como a sua relação com a indústria pesqueira. Para a realização deste trabalho, foi necessário: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, com entrevistas semi-estruturadas e relato de história oral, uso de GPS para demarcação dos locais de pesca, máquina fotográfica, gravador, além de outros recursos metodológicos. Desta forma, os pescadores são subordinados a esses processos criados pelo próprio sistema de produção capitalista Nessa relação, ambos são beneficiados, porém, os empresários ficam com a maior parcela do rendimento total. Verificou-se que os pescadores estão subordinados aos processos impostos pelo sistema capitalista, desenvolvendo suas atividades na terra e na água combinando as mesmas.

Palavras-chave: Território, Territorialidade, Pesca, Comunidade


NOME DO MESTRANDO: ILÉIA MARIA DE JESUS PINTO

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “A (Re) Significação do Lugar: Comunidades de Pescadores na Cidade Manaus – Am”

NOME DO ORIENTADOR: Profa. Dra. Amélia Regina Batista Nogueira

BANCA EXAMINADORA: 

Dra. Amélia Regina Batista Nogueira – DEGEO/UFAM

Dr. Josué da Costa Silva - UFRO

Dr. Reinaldo Corrêa Costa – PPG-GEOG/INPA

DATA DA DEFESA: 21 de dezembro de 2010

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA: Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO: Setembro/2008 a Dezembro/2010 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

Esta dissertação foi fundamentada numa abordagem cultural dentro da geografia e teve como base de sustentação a fenomenologia que busca por meio da experiência humana, individual, e cultural dar sentido ao espaço percebido tal como ele se apresenta, destacando a intencionalidade da percepção, buscando reconhecer possibilidade metodológica na ciência geográfica centrada na percepção do mundo vivido dos ribeirinhos que vivem na cidade, em particular os pescadores citadinos. Diante deste quadro, também foi valorizada a questão da identidade, pois a (re) significação de um lugar revela-se na existência de uma identidade. Para os povos indígenas a pesca se destacava como uma das principais práticas de subsistência associada às demais atividades extrativistas e agrícolas. Essa herança cultural ainda se faz presente nas Comunidades Ribeirinhas do interior do Estado. Dessa forma, foi buscado compreender o lugar a partir da cultura ribeirinha presente na cidade, quais resistências culturais ainda persistem para aqueles que vieram do interior do Estado do Amazonas e de outros Estados do Brasil para as Comunidades Ribeirinhas localizadas nos arredores da cidade de Manaus, e quais as influências da cultura urbana contribuíram para uma nova configuração dos modos de vida dos pescadores que aqui vivem.

PALAVRAS CHAVES: Geografia Cultural, modo de vida, cultura ribeirinha, identidade, lugar.


NOME DO MESTRANDO: MARIA LUCIMAR DA SILVA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Agricultura Familiar e Cooperativismo na Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Paraná da Eva - Itacoatiara/Am”

NOME DO ORIENTADOR: Dr. Manuel de Jesus Masulo da Cruz

BANCA EXAMINADORA

Dr. Manuel de Jesus Masulo da Cruz – DEGEO/UFAM
Dra. Edilza Laray de Jesus - UEA
Dra. Amélia Regina Batista Nogueira – DEGEO/UFAM

DATA DA DEFESA: 23 de dezembro de 2010

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA: Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO: Setembro/2008 a Dezembro/2010 – A aluna defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo pesquisar o processo produtivo da pequena agricultura familiar da comunidade Sagrado Coração de Jesus, localizada no Paraná da Eva, em Itacoatiara/AM. O histórico de formação da comunidade, que evoluiu de um processo associativo para o cooperativismo e que hoje conta com a estrutura de uma agroindústria, é o foco maior da pesquisa. Interessa-nos analisar todo o processo desde sua produção, beneficiamento e distribuição bem como a forma de gestão da cooperativa e da agroindústria. O pequeno produtor familiar na Amazônia tem que superar as dificuldades naturais do espaço tais como enchentes e vazantes, mas também, em função de características naturais tão peculiares, quase sempre tem que submeter sua produção aos atravessadores, o que reduz em muito sua margem de renda. Responder como a comunidade do Sagrado Coração de Jesus através da cooperativa, que é gestora da agroindústria, conseguiu superar esses entraves e expandir sua produção gerando emprego e renda para seus cooperados e tornar-se exemplo de sucesso para outras comunidades faz parte dos questionamentos desse trabalho. A coleta de dados foi obtida através de entrevistas e observação participante junto aos comunitários e cooperados da localidade.

Palavras-chave: Produção Familiar, Comunidade, Cooperativismo, Ascope


NOME DO MESTRANDO: RENATO FERREIRA DE SOUZA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Associação entre Fatores Socioambientais e a presença do Vetor da Dengue: Uma perspectiva da Geografia da Saúde na Cidade de Manaus”

NOME DO ORIENTADOR: Profa. Dra. Adorea Rebello da Cunha Albuquerque

BANCA EXAMINADORA

Dra. Adorea Rebello da Cunha Albuquerque – DEGEO/UFAM

Dr. Wanderli Pedro Tadei - INPA
Dr. Sylvain Jean Marie Desmouliére – FIOCRUZ

DATA DA DEFESA: 30 de novembro de 2010

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA: Domínios da Natureza na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO: Setembro/2008 a Dezembro/2010 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

A Geografia da Saúde tem contribuído bastante nos estudos sobre o processo saúde-doença. Essa abordagem permite compreender a dinâmica que ocorre no espaço geográfico em relação a um determinado agravo ou doença. O comportamento da distribuição espacial do dengue é um bom exemplo para compreender essa dinâmica. Dessa forma, essa pesquisa procurou associar a densidade larval na cidade de Manaus através do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), mas levando em consideração fatores ambientais e sociais que estão associados no processo saúde-doença. Tendo como base os dados de infestação predial e os tipos de criadouros do mosquito obtidos pelo LIRAa no período de 2008 a 2009, foram utilizadas as médias dos dados do primeiro semestre, identificando que 47,2% dos estratos mapeados apresentam alto risco de infestação, sendo que as áreas mais vulneráveis ao vetor são as zonas norte, leste, centro-sul e sul. No entanto, utilizando as médias para o segundo semestre, identifica-se uma redução dos estratos mapeados com alto risco de infestação, representado
15%, localizados nas zonas norte e leste. O combate ao vetor da dengue é um compromisso de toda a sociedade e requer atenção não apenas de setores ligados à área da saúde, mas de outros setores que também estão associados ao controle do vetor, como por exemplo, limpeza pública e saneamento. Manaus por sua localização geográfica e seu clima acaba sendo o espaço propício para uma possível epidemia de dengue. Portanto, compreender os fatores socioambientais para mapear o dengue é uma perspectiva que deve ser adotada, principalmente com a ajuda de instrumentos que possam auxiliar as ações de controle vetorial, como é o caso do LIRAa.

Palavras-chave: LIRAa, Manaus, vetor da dengue


NOME DO MESTRANDO: RICARDO DE JESUS CARDOSO

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “A Geograficidade dos Habitantes do Rio Cuieiras: Percepções de Um Mundo Vivido”

NOME DO ORIENTADOR: Profa. Dra. Amélia Regina Batista Nogueira

BANCA EXAMINADORA

Dra. Amélia Regina Batista Nogueira – DEGEO/UFAM
Dr. Benhur Pinós da Costa - UFSM
Dr. Manuel de Jesus Masulo da Cruz – DEGEO/UFAM

DATA DA DEFESA: 18 de dezembro de 2010

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA: Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO: Setembro/2008 a Dezembro/2010 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

No entorno do espaço urbano do município de Manaus-AM, registra-se um número expressivo de comunidades ribeirinhas e indígenas, revelando também uma rica e complexa realidade sociocultural e formas específicas de relacionamento com a natureza. Esta pesquisa teve como objetivo central compreender a dinâmica de vida dos habitantes das comunidades ribeirinhas do rio Cuieiras, área rural do município de Manaus, a partir de suas relações socioculturais, ambientais e afetivas com o lugar. O ponto de partida para o desvendamento do mundo vivido dos habitantes do rio Cuieiras foi o olhar fenomenológico, discussão na Geografia respaldada na corrente humanística-cultural que tem entre seus objetivos interrogar o sujeito a respeito de como este constrói sua visão de mundo e estabelece formas específicas de relacionamento com a natureza a partir do mundo experienciado e vivido a cada dia, elementos fundamentais para a construção das geograficidades do ser e, numa outra escala, pelo conjunto dos grupos sociais, compreender as diversas formas de habitar cada lugar num sentido existencial. Nesse sentido, priorizamos as percepções e as experiências destes habitantes como verdade primeira sobre o lugar. Em relação aos resultados, destacamos as histórias, a dinamicidade sociocultural e ambiental dos habitantes das comunidades ribeirinhas do rio Cuieiras que revela formas específicas de habitar o lugar em sua autonomia, criatividade, diversidade e complexidade. Trata-se de todo um conjunto de saber e aquisição de valores afetivos, construído ao longo do tempo, sobre o lugar que se traduz em geograficidade, que deveria ser levado em conta pelas políticas públicas sociais e ambientais, visando a busca do equilíbrio entre a conservação da natureza e o direito de habitar dos moradores das comunidades ribeirinhas e indígenas do rio Cuieiras.

Palavras-chave: lugar, cultura, geograficidade, percepção, mundo vivido


NOME DO MESTRANDO: RICHARLISON DA COSTA E SILVA

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Análise da Produção Científica em Programas de Pós-Graduação em Geografia no Brasil (1987-2006)”

NOME DO ORIENTADOR: Prof. Dr. Ricardo José Batista Nogueira

BANCA EXAMINADORA

Dr. Ricardo José Batista Nogueira – DEGEO/UFAM

Dr. Benhur Pinós da Costa - UFSM

Dra. Amélia Regina Batista Nogueira – DEGEO/UFAM

DATA DA DEFESA: 17 de dezembro de 2010

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA: Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO: Setembro/2008 a Dezembro/2010 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

Este estudo inventaria, descreve e analisa a pesquisa em Programas de Pós-graduação em Geografia no Brasil no período de 1987 a 2006. Foram analisados 3992 títulos de teses e dissertações. Os dados bibliográficos e os resumos dos trabalhos foram obtidos no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resumos foram analisados segundo a proposta de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os resultados obtidos revelam um domínio da área de Geografia Humana, um declínio da proporção de trabalhos na área de Geografia Física e uma tendência crescente dos estudos ambientais.

Palavras-chave: Geografia. Estado da Arte. Pós-graduação. Produção Geográfica


NOME DO MESTRANDO: ROBERT CARVALHO DE AZEVEDO DAVID

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “A Dinâmica do Transporte Fluvial de passageiros no Estado do Amazonas”

NOME DO ORIENTADOR: Prof. Dr. Ricardo José Batista Nogueira

BANCA EXAMINADORA

Dr. Ricardo José Batista Nogueira – DEGEO/UFAM
Dr. Nilson Rodrigues Barreiros – FT/UFAM
Dr. Reinaldo Corrêa Costa – PPG-GEOG/INPA

DATA DA DEFESA: 16 de dezembro de 2010

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA: Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO: Setembro/2008 a Dezembro/2010 – O aluno defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

Mesmo com maciços investimentos em outras modalidades de transporte visando integrar a região amazônica ao restante do país, o transporte fluvial ainda predomina nas atividades desenvolvidas no Estado do Amazonas, seja de maneira direta, com os sujeitos envolvidos no transporte fluvial de passageiros, como os armadores, tripulantes e passageiros; ou de maneira indireta, com os agricultores e seus familiares que necessitam do transporte para a venda de seus produtos, além dos feirantes e moradores da cidade de Manaus que utilizam diversos recursos transportados por via fluvial. Não se pode negar a Amazônia sofreu substanciais mudanças, que ocorreram também em relação ao transporte, que não foge da lógica capitalista de transformação do espaço. Investigou-se durante a pesquisa a dinâmica do transporte na rede fluvial amazônica, principais rotas, conexões e a condições para a manutenção do empreendimento. Nesse sentido, utilizamos a como bases analíticas para a pesquisa a categoria Espaço e os conceitos de Técnica, Fluxo e Redes, que vêm sendo um meio de análise muito usado na Geografia, devido a sua capacidade para compreender a articulação entre os lugares, pois a sociedade, assim como os meios de transportes, organiza-se em redes. Para este trabalho utilizamos como principais fontes de obtenção de dados o trabalho de campo, a partir de entrevistas e viagens nas embarcações; e visitas a órgãos competentes. Tomamos como ponto de partida para análise o Porto da Manaus Moderna, já que o fluxo da navegação amazônica acontece predominantemente a partir desse porto, elegemos assim, cinco calhas principais para estudo, por nelas estarem inseridas importantes rotas que estão ligadas ao funcionamento das cidades pertencentes à calha. Algo que marca o transporte fluvial amazônico tradicional, além de outros fatores é a má condição de atendimento e de condição física dos barcos, geralmente os barcos são sujos, existem filas para comer, e a na maioria das vezes as viagens atrasam. O transporte dos barcos tradicionais é realizado de maneira mista, parando em diversas localidades, para carga e descarga de pessoas, objetos e produtos. No entanto, a partir da investigação realizada percebemos o crescimento dos barcos Expressos, que prioriza o transporte para passageiros, assim, as viagens são mais rápidas, mas apresentam um custo maior para os passageiros. Esses barcos estão presentes em várias rotas do transporte regional, de certa forma, rompendo com as longas viagens entre as cidades. O que possibilita esse tipo de embarcação ser mais leve e mais rápida é que ela é feita com intuito de transportar principalmente passageiros, o aumento da procura desse segmento da navegação fluvial amazônica tem sido uma constante, havendo assim, uma mudança no padrão de navegação da Amazônia, pois alguns deslocamentos que eram feitos em dias, são realizados por essas embarcações em algumas horas. Dessa forma, percebe-se uma tendência de expansão dessa modalidade em outras rotas na Amazônia, basicamente ligando as principais cidades à capital Manaus, maior mercado de origem e destino de passageiros.

Palavras Chave: Transporte Fluvial, Circulação, Passageiros.


NOME DO MESTRANDO: ROZINEI LIMA MARTINS

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “A Territorialidade como nova possibilidade de (re)significar a Identidade Apurinã na Cidade de Manaus”

NOME DO ORIENTADOR: Profa. Dra. Amélia Regina Batista Nogueira

BANCA EXAMINADORA

Dra. Amélia Regina Batista Nogueira – DEGEO/UFAM
Dr. Josué da Costa Silva – UFRO
Dr. Ricardo José Batista Nogueira – DEGEO/UFAM

DATA DA DEFESA: 21 de dezembro de 2010

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Amazônia: Território e Ambiente

LINHA DE PESQUISA: Espaço, Território e Cultura na Amazônia

TEMPO DE DURAÇÃO NO CURSO: Setembro/2008 a Dezembro/2010 – A aluna defendeu dentro do tempo previsto

RESUMO

Essa pesquisa discute a temática dos indígenas na cidade, mais especificamente das famílias Apurinã. Para melhor entender essa realidade é que propusemos como objetivo central desta pesquisa, tentar compreender como os indígenas Apurinã, fora de seu lugar de origem recriam sua territorialidade na cidade. O trabalho baseou-se em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A discussão está embasada na nova abordagem Humanística da Geografia numa perspectiva em que a categoria território e territorialidade nos ajudam a compreender como os Apurinã se organizam no contexto urbano. A territorialidade está principalmente ligada, àquela noção de território, porém indica para além desta categoria física e compreende uma dimensão não só política, mas também o simbólico-cultural, muito embora esta segunda dimensão seja pouco discutida na Geografia. A metodologia utilizada foi historia oral de vida em que foram utilizadas 15 entrevistas com indígenas que vieram da aldeia e por algum motivo estão residindo na cidade. Além de outros procedimentos metodológicos como anotações e observações diretas, durante o período de 2008 a 2010, que nos ajudam a perceber que os Apurinã estão concentrados em pequenos grupos familiares espalhados por vários bairros da cidade, vivendo na sua maioria em situação precária, porém encontram através de estratégias próprias diferentes formas de não perder sua identidade, e ao mesmo tempo lutar por melhores condições de vida no contexto urbano.

Palavras-chave: Território,Territorialidade, Indígenas Apurinã, Cidade


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PPGG | nº de telefone |