PPGG | |

CONVÊNIOS E PARCERIAS:

Intercâmbios Nacionais - Ressaltamos a importante integração entre os laboratórios tanto em termos de pesquisas e projetos de extensão em conjunto, quanto em equipamentos. Esta integração tem permitido construir uma linha diretriz em termos de intercâmbios institucionais que otimizam recursos e pessoal.

Um importante intercâmbio institucional foi o PROCAD - Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia: Ambiente, Saúde e Redes que foi desenvolvido com a Universidade Federal de Uberlândia e a UNESP/Presidente Prudente. O Programa finalizou em 2012, porém deixou ao PPGEOG a consolidação de um grupo de pesquisa em Geografia e Saúde que ao longo de 2013 vem organizando o Encontro Nacional de Geografia e Saúde que acontecerá em Outubro de 2014. Esse programa deixou parcerias com pesquisas que foram desenvolvidas ao longo de 2013. Neste sentido com o objetivo de manter os laços de intercâmbio estabelecidos com os PPG-Geografia da UFU e Unesp, o mesmo grupo das três IES que compunham o PROCAD entraram com projeto no edital Pró-Amazônia.

Intercâmbios Internacionais - Uma importante iniciativa tem sido o intercâmbio internacional com o IRD-França, sobre o qual já foi assinado um convênio guarda-chuva com a reitoria e estamos organizando formas de cooperação que vincule os diversos laboratórios. Cooperação com o IRF/França para estudos hidrológicos na região amazônica (Brasil/França e Guiana Francesa);

- Base de operação do HYBAM. www.ore-hybam.org

- Cooperação com a Universidade do Texas/Austin - pesquisa Hidrologia e geomorfologia fluvial.

O laboratório Dabukuri, através da Profa. Dra. Ivani Ferreira Faria firmou firmados diversos termos de cooperação técnica-científica entre Universidades Mexicanas, como a Universidade Pedagógica Nacional do México (em tramitação); Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM especificamente com o Instituto de Geografia (processo em discussão); Universidade Intercultural Vera Cruzana (processo em discussão); Universidade Intercultural do Estado do México (em tramitação na Reitoria da UFAM) e Universidade Indígena da Venezuela, esse já com os trabalhos em andamento. Estes intercâmbios fortalecerão a área de ensino do curso de graduação, em especial na discussão sobre ensino multicultural, sendo acrescentada no Projeto Pedagógico do curso a disciplina Ensino via Pesquisa. O programa tem procurado agora fazer intercâmbios mais ampliados, no sentido de envolver o maior número de professores do programa, que estabeleçam contatos e pesquisas, não apenas ligados aos laboratórios, mais ligados ao Programa.

PPGG | nº de telefone |