PPGG | |

Ementa : Discutir Geografia Natureza e Sociedade, assim como políticas para a natureza, para a sociedade e para o meio ambiente.
Produzir uma melhor compreensão dos processos integrativos e indissociáveis entre geografia humana e geografia física, como unidade no pensamento geográfico;
Discutir dois referenciais epistemológicos e paradigmáticos do pensamento geográfico, a formação social e o geossistema como teoria e método.
Construir uma unidade espacial de análise, desenvolver e aplicar tais procedimentos teórico-metodológicos com exemplos empiricamente observáveis, visando análise e reflexão a respeito dos fatos relatados e/ou descritos e temas de pesquisa.
Permitir ao aluno instrumental teórico-metodológicos dos procedimentos para uma visão integrada da geografia, dos fatos, das relações, dos processos, fenômenos e dinâmicas da natureza e da sociedade.
Análise da gênese dos espaços herdados da natureza, o acúmulo de tempos nesses espaços e fundamentos de ecossistema, geotopo, geofacies e geossistema.
Análise da constituição de relações sociais, classes (sociais e de renda), grupos (políticos, sociais e de interesse).

PPGG | nº de telefone |