ESTRUTURA CURRICULAR
DISCIPLINAS E EMENTAS
DISCIPLINA |
Tipo |
Carga Horária |
Cred |
EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü A construção do pensamento geográfico: Senso comum, arte, religião, filosofia e ciência. ü A ciência moderna e o status cientifico da geografia. ü Escolas e correntes do pensamento geográfico. ü A construção da geografia no Brasil. Bases epistemológicas da geografia cultural, ambiental e crítica. ü Geografia, pós-modernidade e globalização. ü Tendências e perspectivas do pensamento geográfico: novas temáticas de interesse da geografia. O objetivo desta disciplina e retomar o debate epistemológico da Geografia, tomando como parâmetro a fundamentação teórico-filosófica das ciências humanas. Apontando as várias teorias do pensamento científico demonstrando como as categorias geográficas aparecem nestas abordagens. A intenção é apontar os diferentes caminhos teóricos pelo qual passou a geografia não estabelecendo uma discussão única e nem compreendendo este de maneira linear, mas demonstrando que todos esses ainda fazem parte das concepções teóricas e metodológicas da ciência geográfica. |
REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS DA AMAZÖNIA | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü Imagem geográfica da Amazônia dos viajantes e naturalistas. ü A construção do conceito natural e social de Amazônia: O paradigma a Terra e o Homem ü A visão brasileira de Amazônia: região problema, celeiro do mundo, patrimônio nacional. ü Amazônia nas abordagens contemporâneas: a água, a floresta e o homem. ü A inserção da Amazônia no mundo e o mundo na Amazônia. Ao longo da história a Amazônia foi traduzida e interpretada por viajantes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, artistas plásticos, poetas, músicos, jornalistas, cineasta etc. Criou-se uma visão de Amazônia do ponto de vista de sua exuberante natureza. A partir desta concepção, traçou-se seus limites territoriais para fins de ocupação e expansão do território nacional, a Amazônia passou a ser compreendida também como região de fronteira. Sua paisagem antes intocada e cheia de mistérios é desmistificada pela forma exagerada de exploração de seus recursos, a Amazônia entra nas preocupações do debate. |
CAMPESINATO: MODO DE VIDA E TERRITORIO | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü Concepções teóricas sobre a agricultura ü Definição abrangente de camponês ü Conceitos de território e territorialidade ü Território camponês ü Modo de vida camponês e sua inserção na sociedade capitalista ü Produção camponesa na Amazônia O propósito desta disciplina é compreender o campesinato enquanto classe social distinta e sua inserção contraditória na sociedade moderna capitalista. Para tanto, é necessário discutir as principais correntes teóricas clássicas e contemporâneas sobre a agricultura e campesinato. Compreender as características peculiares do modo de vida camponês, bem como a construção do seu território. Entender a dinâmica da produção agrícola familiar camponesa na Amazônia |
CLIMATOLOGIA DA AMAZÔNIA E INTER-RELAÇÕES | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü Concepções Teóricas e Paradigmas da Climatologia Geográfica ü Escalas Geográficas do Clima ü Sistema Clima Urbano: Aspectos Teóricos e Metodológicos ü Clima e Planejamento Urbano ü Bioclimatologia: Aspectos da Relação Clima, Ambiente e Saúde ü Instrumentação, Representação Cartográfica e Técnicas Estatísticas nos Estudos de Climatologia ü O Clima Amazônico: Aspectos Astronômicos, Metereológicos e Geográficos ü Mudança Globais e Impactos no Clima da Amazônia |
TERRITÓRIO, SOCIEDADE E ESTADO | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü Concepções de Território; Sociedade e a relação objetiva e subjetiva com o Território; ü Estado, Poder e intervenções sobre o Território; Política e Ordenamento Territorial; ü A Representação Política e Território; ü A Divisão Territorial. ü Apresentar como diversas concepções filosóficas definiram este conceito e como a sociedade e seus grupos, além do Estado, apropriam-se dele. Por isso mesmo a importância em compreendê-lo de modo objetivo e subjetivo. ü O Território numa visão materialista e idealista; ü O território como construção objetiva e subjetiva da sociedade; ü O Estado e sua relação com o território; ü As Políticas territoriais em várias escalas; ü A Divisão territorial como expressão do controle social |
ESTADO, AMBIENTE, TECNOLOGIAS E NOVAS TERRITORIALIDADES | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü O papel da ciência e tecnologia na gestão territorial. ü Estado, poder e intervenção no território. ü Divisão Internacional do Trabalho e a ordem ambiental global. ü Politicas territoriais na Amazônia. ü Economia Ecológica, sustentabilidade e etnoconhecimento. ü O vetor bio-tecno-ecológico e as novas relações do mercado, Estado e terceiro setor no ordenamento territorial. ü Gestão territorial em áreas protegidas: tecnologias e metodologias participantes. ü O sistema mundo (sociedade contemporânea), povos amazônicos e novas territorialidades. Amazônia |
GEOGRAFIA CRÍTICA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü História da formação do conceito de espaço na geografia crítica. ü Noção de produção do espaço, a crítica da vida cotidiana e o direito à cidade. ü Conceito de justiça social, a relação entre homem e natureza e de direito à cidade. ü A produção do espaço, o caráter ativo do espaço, o local e o global. ü O desenvolvimento geográfico desigual e a globalização. ü Aspectos contemporâneos da geografia crítica. |
GEOMORFOLOGIA: PROCESSOS GEODINÂMICOS SUPERFICIAIS | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA |
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ü Fatores controladores da erosão dos solos. ü Processos e mecanismos atuantes na dinâmica da água corrente (superficial e subsuperficial). ü Feições erosivas. ü Movimentos de massa. |
GEOPROCESSAMENTO E AMBIENTE | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü Fundamentos de Geoprocessamento; ü Geoprocessamento para Estudos Ambientais; ü Introdução as Técnicas de Sensoriamento Remoto; ü Introdução ao Processamento de Imagens Orbitais; ü Análise Integrada da Paisagem por Técnicas de Geoprocessamento; ü Técnicas de Suporte à Decisão; ü Àlgebra de Mapas; ü Modelagem de Terreno; ü Legislação Ambiental e SIG. ü Projetos de SIG aplicados ao Monitoramento Ambiental na Amazônia Legal |
FORMAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
O estudo da formação socioespacial de bacias hidrográficas que comportam: as escalas geográficas; diagnóstico e indicadores ambientais; bacia hidrográfica: área escala e tempo. Permite análise de metodologias para diagnóstico sócio-ambiental, a compreensão dos diferentes usos e conflitos do território tais como as áreas militares e indígenas, as unidades de conservação restritivas ao uso da população e as estratégias de sobrevivência das populações ribeirinhas, as atividades extrativistas. O estudo da bacia funciona como um caso ilustrativo da complexidade da geografia das águas na Amazônia. Conteúdos temáticos: ü Analisar as multiespacialidades pretéritas da Bacia levando em consideração seus aspectos físicos e sociais. ü Considerar a formação sócio-espacial desta bacia nos períodos de extração das drogas do sertão, da borracha e demais atividades extrativistas. ü Analisar a conjuntura atual desta bacia levando em consideração as atividades econômicas, sociais e culturais. ü Os aspectos contraditórios da criação das Unidades de Conservação e Terras Indígenas e a configuração de novas espacialidades e conflitos sócio-politico-econômicos presente no curso do Rio. ü Questões sobre ciência e tecnologia na Amazônia. ü Questões de geopolítica |
GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS NOVOS PARADIGMAS | Optativa | 90 h | 6.0 |
EMENTA | |||
ü Complexidade Ambiental: a contribuição da hermenêutica à pedagogia da complexidade. ü A articulação das Ciências na relação natureza-sociedade. ü Geografia e Complexidade: Ambivalência e Pensamento Complexo. ü Saber Ambiental: do conhecimento interdisciplinar ao diálogo dos saberes. ü Educação e a complexidade da Questão Ambiental. ü Educação Ambiental: breve histórico; princípios básicos do ponto de vista: ético, conceitual e metodológico. ü Educação Ambiental e o Sistema Educativo: as experiências e prospectivas. ü Educação Ambiental Não Formal e Gestão Ambiental Participativa: desafios e dilemas políticos das lutas e movimentos ambientais. ü Educação Ambiental e os Meios de Comunicação. ü A estratégia internacional da Educação Ambiental. ü Avaliação em Educação Ambiental. ü Pesquisa em Educação Ambiental. |
PAISAGEM, TERRITÓRIO E CULTURA | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü Paisagem, Território e Cultura numa abordagem da Geografia Cultural. ü Da Paisagem natural à Paisagem Cultural. ü O significado simbólico da paisagem e do Território. Território e Territorialidade ü Numa abordagem da Geografia Cultural procurar-se-á compreender as categorias Território e Paisagem. Será dado ênfase aos significados das paisagens e território, tendo como ponto de partida o olhar de quem vivencia e experiência esses fenômenos geográficos. ü O Existencialismo e o humanismo guiarão a discussão. |
POTAMOLOGIA DA AMAZÔNIA | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü Aspectos gerais sobre os rios da Amazônia. ü Padrões climáticos, geológicos e geomorfológicos. ü Hidrologia e hidrografia dos grandes rios Amazônicos. ü Transporte de matéria (sólida e dissolvida) nos grandes rios Amazônicos. ü Processos fluviais nos rios Amazônicos (estudos de caso). ü Rios Amazônicos e Antropismo. ü Principais estudos nacionais/internacionais sobre os rios Amazônicos. ü Obtenção e processamento de dados sobre os rios Amazônicos (ferramentas: web sites, softwares, etc.).. |
RECURSOS HÍDRICOS E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü A água e os ambientes aquáticos na Amazônia. ü Noções básicas de hidrologia, limnologia e ecologia dos ambientes aquáticos na Amazônia. ü Serviços ecossistêmicos dos recursos hídricos e formas de valoração. ü Usos da água na Amazônia, conflitos e soluções. ü Recursos hídricos urbanos na Amazônia. ü Recursos hídricos no espaço rural na Amazônia. ü Impactos nos aspectos quantitativos e qualitativos nos recursos hídricos na região. ü Gestão das águas na Amazônia: peculiaridades e desafios no contexto sócio-político regional. |
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS | Optativa | 45 horas | 3.0 |
EMENTA | |||
ü Atividade de curta duração que possibilite a participação de Professores do Brasil e do Exterior de reconhecida qualificação acadêmica, que como convidados possam ministrar palestras, conferências, seminários, atividades didáticas de grande relevância e que pelo valor de suas contribuições e de suas especialidades atenda à consolidação do projeto de pesquisa ou da Dissertação do aluno. |
SISTEMAS PRECIPTANTES TROPICAIS | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü Radiação solar, terrestre e atmosférica, Circulação de Hadley, Walker e monçônica; zona de convergência intertropical e zonas de convergência subtropicais. ü Distribuição dos elementos meteorológicos nos trópicos: distribuição espacial, temporal, variabilidade diurna, transientes sinóticos, variabilidade intrasazonal, interanual dos padrões do clima tropical. ü Origem das perturbações sinóticas nos trópicos: regime dos ventos alíseos, ondas de leste, aglomerados tropicais fluxos de superfície, liberação de calor latente, interação com sistemas de latitudes, médias. ü Previsibilidade nos trópicos. ü Balanço de energia nos trópicos: papel da radiação, fluxos de superfície, liberação de calor latente. ü Origem das perturbações sinóticas nos trópicos: regime dos ventos alíseos, ondas de leste, aglomerados tropicais, interação com sistemas de latitudes médias, furacões. Energética tropical. Previsibilidade nos trópicos. |
TECNOLOGIA E NOVAS TERRITORIALIDADES AMAZÔNICAS | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü Amazônia: o lugar no mundo o mundo no lugar ü Biotecnologia ü Os vetores tecno-industrial e tecno-ecológico. ü Zoneamento econômico-ecológico ü O papel da ciência e tecnologia ü A interface ciência e tecnologia e os movimentos sociais ü Propriedade intelectual e os saberes ü As novas redes ü O agronegócio: as novas relações de produção e os impactos socioambientais ü A resistência e as práticas socioespaciais ü Temporalidades e espacialidades pretéritas: transformações e permanência Foco Teórico Partindo da concepção de Geografia da Diferença de David Harvey esta disciplina visa analisar o papel da produção material e ideológica, da ciência e tecnologia na Amazônia e suas conseqüências na construção de novas espacialidades, territórios e os embates sociais daí derivados |
TERRITORIALIDADE DAS CIDADES E DOS ASSENTAMENTOS HUMANOS NA AMAZÔNIA | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü A evolução das cidades na Amazônia e o papel dos rios. ü As cidades das águas: rede urbana ribeirinha, centralidade e requalificação das cidades amazônicas. ü Especificidade e diversidade da cidade e do urbano na Amazônia. ü Temas e objetos atuais de estudo da cidade na Amazônia, as configurações socioespaciais, soluções e alternativas emergentes no plano local, regional. |
TÓPICOS ESPECIAIS I | Optativa | 60 horas | 4.0 |
EMENTA | |||
ü Disciplina a ser oferecida pela linha de pesquisa Território, espaço e cultura na Amazônia, em caráter especial, que possibilite a participação de Professores do Brasil e do Exterior de reconhecida qualificação acadêmica, que como convidados possam ministrar cursos de grande relevância e que pelo valor de suas contribuições e de suas especialidades atenda à linha de pesquisa do curso. |
TÓPICOS ESPECIAIS II | Optativa | 60 horas | 4.0 |
EMENTA | |||
ü Disciplina a ser oferecida pela linha de pesquisa DOMÍNIOS DA NATUREZA NA AMAZÔNIA, em caráter especial, que possibilite a participação de Professores do Brasil e do Exterior de reconhecida qualificação acadêmica, que como convidados possam ministrar cursos de grande relevância e que pelo valor de suas contribuições e de suas especialidades atenda à linha de pesquisa do curso. |
TRANSPORTE URBANO | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü Conceitos. ü Evolução dos transportes urbanos. ü Indústria automobilística e expansão urbana. ü Trânsito e transporte urbano. ü Abastecimento. ü Duração das viagens urbanas e desigualdades sociais. ü Consumo de recursos e impactos ambientais. ü Acidentes de trânsito e saúde pública. |
TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA NA AMAZONIA | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü Transporte ü Logística ü Políticas de Transporte no Brasil ü Urbanização e Mobilidade Urbana ü Aspectos Econômicos e Sociais dos Transportes ü Da Urbanização e da Mobilidade Urbana do Brasil e da Amazônia |
ESPAÇO URBANO/RURAL E SAÚDE AMBIENTAL | Optativa | 90 horas | 6.0 |
EMENTA | |||
ü A Estrutura Interna das Cidades ü Crescimento Urbano e Problemas de Saúde ü Desigualdades Sócio-Espaciais e Condições de Saúde ü Habitação e Problemas de Saúde ü Planejamento Urbano e Planejamento da Saúde ü A Identificação de Processos Interdependentes entre Saúde e Agricultura ü A Questão Sociocultural na Relação Agricultura-Saúde ü Modelos Tradicionais de Desenvolvimento Produtivo-Econômico na Agricultura e seus Impactos Socioambientais para as Comunidades Rurais ü Desafios e Perspectivas da Saúde Pública em Áreas Urbanas e Rurais |