PPGG | |

GRUPOS DE PESQUISA

NOME DO GRUPO: H2A - Hidrossistemas e o Homem na Amazônia
Lider do Grupo: Naziano Pantoja Filizola Júnior
Linhas de Pesquisa: Geomorfologia e Hidrossedimentologia Fluvial; Hidrogeologia; Hidrologia e Sociedade; Transporte de Matéria e Contaminantes no Meio Fluvial
Componentes ligados ao PPGEOG: Naziano Pantoja Filizola Júnior; Tatiana Schor; André Zumak Azevedo Nascimento
Para saber mais: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3467379436503785

NOME DO GRUPO: Sociedade-Natureza: Bioprospecção, Biotecnologia e Binâmicas Econômicas e Sociais - INPA
Líderes do Grupo: Cecilia Veronica Nunez e Reinaldo Corrêa Costa
Linha de Pesquisa: Ciências Exatas e da Terra

NOME DO GRUPO - Rede de Monitoramento e Pesquisa em eventos extremos na Amazônia -REMAM
Líder do Grupo: Jaci Maria Bilhalva Saraiva
Linha de Pesquisa: Geociências-Meteorologia - Eventos Extremos; Analise dos eventos extremos e suas consequência a população da região

LABORATORIOS

LAPA - LABORATÓRIO DE POTAMOLOGIA AMAZÔNICA
O Laboratório de Potamologia Amazônica é uma infraestrutura do Departamento de Geografia da Universidade
ICHL/PPG-GEOG/MESTRADO EM GEOGGRAFIA/UFAM – Av. Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3000, Setor Norte, Campus Universitário – 69077-000 – Manaus/AM – E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Poder Executivo
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
ICHL/DEGEO/Programa de Pós-Graduação em Geografia
Mestrado Conceito 4
Aprovado pela Resolução nº 009 – CONSUNI de 17/08/95
Credenciado pela CAPES em setembro/2000
Reconhecido através da Portaria NO 1.077-MEC, de 31 de agosto de 2012


Federal do Amazonas destinado a contribuir para o estudo dos grandes rios Amazônicos. Realiza estudos de vazão, velocidade, batimetria, fluxo de sedimentos e geomorfologia dos canais fluviais.

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DAS CIDADES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA-NEPECAB
Realiza grupos de estudos em Geografia da Saúde aos sábados, leituras e debate de textos de Geografia Crítica e leituras selecionadas. Vários projetos de pesquisas coordenados e executadas pelos pesquisadores deste núcleo de pesquisas já foram concluídos e há outros atualmente em execução, sempre envolvendo os discentes da graduação e os mestrandos. O NEPECAB possui boa infraestrutura física e de equipamentos, além de uma sala de estudos que dispõe de uma pequena biblioteca com acervo na área de Geografia Urbana. Este núcleo de pesquisa conta com pesquisadores de outras universidades, tais como da UEA, UFRR e UFMT. Em 2013 ampliou sua parcerias, consolidando-a com a RECAME- Rede de Cidades Mádias- UNESP e com a NAU- Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo. Em 2014 organizou e mantém uma unidade do Núcleo em Tabatinga-Am.

LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO- LABCARTOGEO
O Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento é o mais antigo laboratório do Departamento de Geografia. Inicialmente estava equipado com recursos para as aulas de Cartografia e Aerofotogrametria. Com a popularização da informática, dos Sistemas de Informações Geográficas SIG e Sensoriamento Remoto, o laboratório foi aos poucos sendo equipado com recursos de informáticas, tais como computadores, plotter, acesso à internet por wireless, etc. para apoiar as novas disciplinas da graduação, voltadas para o uso de SIG e Sensoriamento Remoto. O laboratório está equipado com bancadas para computadores e para desenhos, mesa, cadeiras, bancos individuais, lousa e tela de projeção.
Fazem parte da grade de disciplinas obrigatórias do bacharelado a Introdução ao Sensoriamento Remoto e Processamento de Informações Geográficas I e II e para a licenciatura Introdução ao Sensoriamento Remoto e Geotecnologias e Ensino de Geografia. Todas com atividades neste laboratório. Boa parte das atividades são desenvolvidas utilizando programas abertos (software livres).


LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA FÍSICA - LAGEF
Tem por objetivo organizar grupos de estudos e pesquisas e fomentar as atividades docentes e discentes relacionadas à pesquisa, extensão e ensino dentro de suas áreas, propondo e executando ações que contribuam para consolidar a indissociabilidade das atividades acadêmicas. Organiza e disponibiliza acervo documental, bibliográfico, cartográfico e material e equipamentos relacionados ao estudo da Geografia Física, voltados às grandes linhas, tais como: Geomorfologia, Climatologia, Biogeografia, Hidrografia/Hidrologia e áreas correlatas. Organiza debates, conferências, seminários e outros.
São membros do LAGEF professores do Departamento de Geografia que desenvolvam atividades de pesquisa, extensão e ensino relacionadas à área, podendo agregar professores de outros departamentos e Instituições bem como seus orientandos, bolsistas e monitores cadastrados em grupos de pesquisas no CNPq. Cada área é responsável pela realização de estudos, pesquisas, atividades de extensão e produção de conhecimentos.

O LABORATÓRIO DE ANÁLISE E TRATAMENTO DE SEDIMENTOS E SOLOS LATOSSOLO
Tem por objetivo organizar grupos de estudos e pesquisas e fomentar as atividades docentes e discentes relacionadas à pesquisa, extensão e ensino dentro de suas áreas, propondo e executando ações que contribuam
ICHL/PPG-GEOG/MESTRADO EM GEOGGRAFIA/UFAM – Av. Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3000, Setor Norte, Campus Universitário – 69077-000 – Manaus/AM – E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Poder Executivo
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
ICHL/DEGEO/Programa de Pós-Graduação em Geografia
Mestrado Conceito 4
Aprovado pela Resolução nº 009 – CONSUNI de 17/08/95
Credenciado pela CAPES em setembro/2000
Reconhecido através da Portaria NO 1.077-MEC, de 31 de agosto de 2012


para consolidar a indissociabilidade das atividades acadêmicas.
As atividades do LATOSSOLO estão organizadas em duas áreas, como segue: Área 1- Pedologia- Estudos e pesquisas relacionadas ao solos (gênese, formação e evolução); Área 2- Sedimentologia Estudos e pesquisas relacionados aos mais diversos tipos de sedimentos dos variados compartimentos geomorfológicos seja de origem fluvial (deposicional) ou como resultados de processos erosivos, dentre outros.
O laboratório conta com um laboratorista, especialista em solos (Agrônomo) com mestrado na área. São membros do LATOSSOLO professores do Departamento de Geografia que desenvolvam atividades de pesquisa, extensão e ensino relacionadas à área podendo agregar professores de outros Departamentos e Instituições bem como seus orientandos, bolsistas e monitores cadastrados em grupos de pesquisas no CNPq; Cada área é responsável pela realização de estudos, pesquisas, atividades de extensão e produção de conhecimentos. São membros do LAGEF professores do Departamento de Geografia que desenvolvam atividades de pesquisa, extensão e ensino relacionadas à área, podendo agregar professores de outros departamentos e Instituições bem como seus orientandos, bolsistas e monitores cadastrados em grupos de pesquisas no CNPq.

LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA
O laboratório de prática de ensino de Geografia tem por objetivo apoiar a preparação de atividades de prática de ensino, abrigar oficinas pedagógicas e de elaboração de maquetes, além de constituir um acervo de recursos didáticos utilizados nas aulas de prática de ensino de Geografia. O Laboratório de prática de Ensino a partir de 2013 aprovou o PIBID, em que selecionou oito (8) alunos da graduação como bolsistas do programa. Com o PIBID passou a fazer mais articulações com o mestrado.

LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA HUMANA( LEGEHU)
Capacidade: até 15 pessoas. Agrega grupos de estudos de Geografia Humanista e Cultural e da percepção, Geografia da Religião, Geografia Literatura e cinema, questão agraria brasileira e estudos agrários no Amazonas, grupos de estudos de geopolíticas no Amazonas e grupo de estudos e pesquisa sobre cidade e cultura, esses grupos de estudos e pesquisa são linhas de pesquisa do grupo Ambiente e Cultura no Amazonas. Além de alunos de pós-graduação, ligadas a essas pesquisas, dez alunos entre os de bacharelado e licenciaturas desenvolvem seus trabalhos de PIBIC. No que diz respeito mais especificamente ao ensino de Geografia, o laboratório tem um grupo de pesquisa: Geografia Física e ensino. E conta com doze alunos de PIBID Os equipamentos do Laboratório são: 6 computadores PC; 01 impressora A4; . 03 GPS; 05 Notebook; 01 mesa para reuniões; ; acervo de monografias de conclusão de curso e de projetos de iniciação científica. Livros didáticos e relatórios de estágio.

LABORATÓRIO DABUKURI - PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO
O laboratório criado em 2014 é coordenador pela professora dra. Ivani Ferreira de Faria. E envolve pesquisadores ligados a dois projetos de pesquisa: Etnodesenvolvimento em territórios Índigena: manejo tradicional e cadeia produtiva da peaçava no Rio Xié/ Alto Rio Negro financiado pelo CNPQ; Gestão territorial, sustentabilidade e valorização do conhecimento e tecnologias sociais dos povos índigenas, financiado pelo PROTEC/ MCTI, além de três projetos de extensão: 2014 - Atual

PPGG | nº de telefone |