PPGG | |

INFRAESTRUTURA:

O Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde encontra-se instalado o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Geografia é dotado de boa infraestrutura de salas de aulas, laboratórios.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia conta com uma sala para a secretaria, uma sala de estudos para os discentes do programa, uma sala de audiovisuais onde são realizadas reuniões do programa, exames de qualificação e dissertação de mestrado, salas de aulas e laboratórios. A sala de estudo está equipada com armários individuais para os alunos, bem como mesas para os alunos que a utilizam. A secretaria do Programa possui armários, mesas para computadores, 02 computadores PC; 01 notebook; 02 data show; 01 frigobar. As salas de aulas são amplas, climatizadas e de boa manutenção.

Os laboratórios têm um importante papel na interação e é por meio deles que estão surgindo projetos de iniciação científica e monografias com orientações integradas entre docentes das duas linhas de pesquisa do Programa, formando futuros geógrafos e professores que fazem pesquisa integrando Geografia Humana e Física e essas sendo integradas por trabalhos no laboratório de ensino.

Os Grupos de Estudos fomentados nos laboratórios são um importante momento de integração entre os discentes de graduação e pós-graduação. Em 2014 o departamento fez uma reestruturação dos laboratórios, criando um novo laboratório para contemplar os trabalhos de um dos grupos de pesquisa do laboratório de Geografia Humana, o Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão do Território na Amazônia, esse por acumulo de atividades voltados para o ensino, pesquisa e extensão ganhou espaço e passou a compor o laboratório - Dabakuri. O laboratório de Geografia Humana passou a dividir o espaço com o Laboratório de Ensino. O Departamento conta, ainda, com o Nucleo de Pesquisa e Estudos de cidades - NEPECAB. Desta forma os grupos de pesquisa se distribuem nos respectivos laboratórios e núcleo de estudo. Os laboratórios estão assim estruturados:

LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA HUMANA (LEGEHU) E ENSINO DE GEOGRAFIA

Capacidade: até 15 pessoas. Agrega grupos de estudos de Geografia Humanista e Cultural e da percepção, Geografia da Religião, Geografia Literatura e cinema, questão agraria brasileira e estudos agrários no Amazonas, grupos de estudos de geopolíticas no Amazonas e grupo de estudos e pesquisa sobre cidade e cultura, esses grupos de estudos e pesquisa são linhas de pesquisa do grupo Ambiente e Cultura no Amazonas.

LABORATÓRIO DABUKURI - PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO

O laboratório criado em 2014 é coordenador pela professora Dra. Ivani Ferreira de Faria e envolve pesquisadores ligados a dois projetos de pesquisa: Etnodesenvolvimento em Territórios Índigena: manejo tradicional e cadeia produtiva da piaçava no Rio Xié/ Alto Rio Negro financiado pelo CNPQ; Gestão territorial, sustentabilidade e valorização do conhecimento e tecnologias sociais dos povos índigenas, financiado pelo PROTEC/ MCTI, além de rês projetos de extensão: 2014 – Atual PIBID/diversidade - Subprojetos Turmas Nheegatu, Baniwa e Tukano

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro e 60 bolsas

PESQUISADORES:

Ana Paulina Aguiar Soares, Cristina de Cássia Borella, Davi Grijó Cavalcante, Eneida Alice Gonzaga dos Santos, Fernanda Gabriela de Sousa Pires, Francisca Bispo de Souza, Wendell Farias de Aquino, Iraguacema Lima Maciel, Ivani Ferreira de Faria, Liana Amin Lima da Silva, Lilia Valessa Mendonça da Silva, Lino Joao de Oliveira Neves

Doutorandos

Maurício Adu Schwade, Rinaldo Sena Fernandes, Tiago Maiká Müller Schwade, Rodrigo Reis Vale

Estudantes:

Alex Almeida Coelho, Ana Roberta Pessoa Aguilar Cañas, Catarina Ribeiro Calheiros, Cirlene Batista dos santos, Diego Ken Osoegawa, Eufelia Lima Gonçalves, Guilherme Oliveira Freitas, Luiz Francisco Nogueira de Freitas, Mirian da Silva Carvalho, Thaline Ferreira Fontes, Terezinha Alemam Amazonense, Breno Campos Amorim, Thaline Ferreira Fontes

LABORATÓRIO DE POTAMOLOGIA AMAZÔNICA – LAPA

É uma infraestrutura do Departamento de Geografia da UFAM destinado a contribuir para o estudo dos grandes rios Amazônicos. Realiza estudos de caracterização hidrológica dos rios, de vazão líquida e sólida, velocidade e batimetria dos canais fluviais, e fluxo de sedimentos em associação com a geomorfologia dos rios e suas porções marginais. Possui uma infraestrutura em expansão, pois atualmente ocupa uma área de aproximadamente 12m2.

Atualmente o LAPA conta com uma equipe de 18 pessoas, entre alunos diretamente ali instalados (voluntários, alunos de PIBIC, mestrandos e doutorandos), além de colaboradores interinstitucionais, indiretamente vinculados à infraestrutura do laboratório.

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DAS CIDADES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA -NEPECAB

Realiza grupos de estudos em Geografia da Saúde aos sábados, leituras e debate de textos de Geografia Crítica e leituras selecionadas. Vários projetos de pesquisas coordenados e executadas pelos pesquisadores deste núcleo de pesquisas já foram concluídos e há outros atualmente em execução, sempre envolvendo os discentes da graduação e os mestrandos. O NEPECAB possui boa infraestrutura física e de equipamentos, além de uma sala de estudos que dispõe de uma pequena biblioteca com acervo na área de Geografia Urbana. Este núcleo de pesquisa conta com pesquisadores de outras universidades, tais como da UEA, UFRR e UFMT. Em 2013 ampliou sua parcerias, consolidando-a com a RECAME- Rede de Cidades Mádias- UNESP e com a NAU- Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo. Em 2014 organizou e mantém uma unidade do Núcleo em Tabatinga-Am.

O NEPECAB tem extensões em alguns campi da Universidades Estado do Amazonas - UEA e na Universidade Federal de Roraima, com vários pesquisadores do núcleo atuando nestas unidades. Destinar equipamentos para estas unidades foi a forma encontrada pelo núcleo para facilitar o desenvolvimento de pesquisas nestes municípios, tanto por pesquisadores que atuam em Manaus, quanto por aqueles membros do núcleo que se encontram lotados nestas unidades do interior do Estado do Amazonas e em Boa Vista, Roraima.

LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO - LABCARTOGEO

O Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento é o mais antigo laboratório do Departamento de Geografia. Inicialmente estava equipado com recursos para as aulas de Cartografia e Aerofotogrametria. Com a popularização da informática, dos Sistemas de Informações Geográficas SIG e Sensoriamento Remoto, o laboratório foi aos poucos sendo equipado com recursos de informáticas, tais como computadores, plotter, acesso à internet por wireless, etc. para apoiar as novas disciplinas da graduação, voltadas para o uso de SIG e Sensoriamento Remoto. O laboratório está equipado com bancadas para computadores e para desenhos, mesa, cadeiras, bancos individuais, lousa e tela de projeção.

Fazem parte da grade de disciplinas obrigatórias do bacharelado a Introdução ao Sensoriamento Remoto e Processamento de Informações Geográficas I e II e para a licenciatura Introdução ao Sensoriamento Remoto e Geotecnologias e Ensino de Geografia. Todas com atividades neste laboratório. Boa parte das atividades são desenvolvidas utilizando programas abertos (software livres).

LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA FÍSICA - LAGEF

Tem por objetivo organizar grupos de estudos e pesquisas e fomentar as atividades docentes e discentes relacionadas à pesquisa, extensão e ensino dentro de suas áreas, propondo e executando ações que contribuam para consolidar a indissociabilidade das atividades acadêmicas. Organiza e disponibiliza acervo documental, bibliográfico, cartográfico e material e equipamentos relacionados ao estudo da Geografia Física, voltados às grandes linhas, tais como: Geomorfologia, Climatologia, Biogeografia, Hidrografia/Hidrologia e áreas correlatas. Organiza debates, conferências, seminários e outros.

São membros do LAGEF professores do Departamento de Geografia que desenvolvam atividades de pesquisa, extensão e ensino relacionadas à área, podendo agregar professores de outros departamentos e Instituições bem como seus orientandos, bolsistas e monitores cadastrados em grupos de pesquisas no CNPq. Cada área é responsável pela realização de estudos, pesquisas, atividades de extensão e produção de conhecimentos.

O LABORATÓRIO DE ANÁLISE E TRATAMENTO DE SEDIMENTOS E SOLOS LATOSSOLO

Tem por objetivo organizar grupos de estudos e pesquisas e fomentar as atividades docentes e discentes relacionadas à pesquisa, extensão e ensino dentro de suas áreas, propondo e executando ações que contribuam para consolidar a indissociabilidade das atividades acadêmicas.

As atividades do LATOSSOLO estão organizadas em duas áreas, como segue: Área 1- Pedologia- Estudos e pesquisas relacionadas ao solos (gênese, formação e evolução); Área 2- Sedimentologia Estudos e pesquisas relacionados aos mais diversos tipos de sedimentos dos variados compartimentos geomorfológicos seja de origem fluvial (deposicional) ou como resultados de processos erosivos, dentre outros.

O laboratório conta com um laboratorista, especialista em solos (Agrônomo) com mestrado na área. São membros do LATOSSOLO professores do Departamento de Geografia que desenvolvam atividades de pesquisa, extensão e ensino relacionadas à área podendo agregar professores de outros Departamentos e Instituições bem como seus orientandos, bolsistas e monitores cadastrados em grupos de pesquisas no CNPq; Cada área é responsável pela realização de estudos, pesquisas, atividades de extensão e produção de conhecimentos. São membros do LAGEF professores do Departamento de Geografia que desenvolvam atividades de pesquisa, extensão e ensino relacionadas à área, podendo agregar professores de outros departamentos e Instituições bem como seus orientandos, bolsistas e monitores cadastrados em grupos de pesquisas no CNPq.

LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA

O laboratório de prática de ensino de Geografia tem por objetivo apoiar a preparação de atividades de prática de ensino, abrigar oficinas pedagógicas e de elaboração de maquetes, além de constituir um acervo de recursos didáticos utilizados nas aulas de prática de ensino de Geografia. O Laboratório de prática de Ensino a partir de 2013 aprovou o PIBID, em que selecionou oito (8) alunos da graduação como bolsistas do programa. Com o PIBID passou a fazer mais articulações com o mestrado.

Os prédios que abrigam atividades do Departamento e da Pós-Graduação em Geografia são dotados de rede de internet sem fio e sem restrição de acesso à comunidade universitária.

PPGG | nº de telefone |